Equipa | Research Team

equipa inv

Investigadora Responsável:

Diapositivo1

Licenciada em Psicologia, Ramo de Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental (2002) pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra  (FPCE-UC) e Mestre em Avaliação Psicológica (2005) pela mesma faculdade. Foi no seu Doutoramento em Ciências Biomédicas (Tronco comum), pela FMUC, que desenvolveu o interesse pela Saúde Mental Perinatal (na sua tese dedicou-se à validação da Postpartum Depression Screening Scale para a população portuguesa), o qual não mais deixou de aprofundar. Os seus contributos para a área têm sido publicados sob a forma de artigos científicos em dezenas de revistas com factor de impacto e apresentados em eventos científicos nacionais e internacionais.

Tem desenvolvido toda a sua actividade académica no Serviço de Psicologia Médica (SPM) da FMUC, participando na docência aos níveis pré e pós-graduado e na orientação científica de inúmeras  teses de mestrado integrado, mestrado e doutoramento, principalmente na linha de investigação sobre Personalidade e Regulação Emocional, da qual é co-coordenadora. Ao longo dos últimos doze anos, participou também em projectos de investigação do Grupo de Estudos de Genética Psiquiátrica do SPM, nomeadamente como investigadora principal.

Para além das perturbações afectivas, interessa-se também por perturbações do espectro obsessivo-compulsivo, particularmente pelas Perturbações do Comportamento Alimentar. Tem contribuído para o desenvolvimento e validação de instrumentos de avaliação psicológica e diagnostica, amplamente utilizados na investigação e clínica em Portugal, tendo-se diferenciado na utilização de  técnicas psicométricas e operativas.

Director do Serviço de Psicologia Médica:

Diapositivo2

PT (em construção)

Professor, Faculty of Medicine, University of Coimbra, Portugal
Head of the Psychological Medicine Department, Faculty of Medicine, Universityof Coimbra, Portugal
Coordinator, Psychiatry Research: Molecular Genetics Studies of Complex Disorders, Center for Neuroscience and Cell Biology, Coimbra, Portugal
Affiliated Professor, Faculty of Medicine, University of Oporto, Portugal
Head of the Subacute Inpatient Unit, Coimbra Hospital and University Centre, Coimbra, Portugal
Member of the Ethics Committee, Faculty of Medicine, University of Coimbra, Portugal
Head of the Male Inpatient Unit, Coimbra Hospital and University Centre, Coimbra, Portugal
Head of the Obsessive Compulsive Disorder Unit, Coimbra Hospital and University Centre, Coimbra, Portugal
Head of the rTMS Unit, Coimbra Hospital and University Centre, Coimbra, Portugal

Main interests: Psychiatric Genetics of Psychotic Disorders, Personality (perfectionism) and Emotion Regulation, OCD, Eating Disorders, Affective disorders.
Publications: several books and book chapters, in the above topics. More than two hundred international peer-reviewed publications.

Colaboradores(as)

Diapositivo3

Psicóloga Clínica, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, ramo de Psicologia Cognitivo-Comportamental (2005), com 17 valores.

Foi no âmbito do seu doutoramento, em 2012, em Ciências Biomédicas pela FMUC, que iniciou o seu investimento na área da Saúde Mental Perinatal (tese com tema “Factores de risco na Depressão Pós-parto: uma abordagem multidimensional”).

Desde 2005 que tem participado, no Serviço de Psicologia Médica, dedicado há uma década à Saúde Mental Perinatal, na elaboração de artigos científicos (como autora e co-autora), de trabalhos apresentados em eventos científicos nacionais e internacionais e de capítulos de livros sobre a área.

Ao longo do seu percurso profissional realizou intervenção psicoterapêutica em diferentes locais: Gabinete de Apoio Psicopedagógico dos Serviços de Acção da Universidade de Coimbra; Gabinete de Psicologia do Centro de Acolhimento João Paulo II-Cbr; Gabinete de Apoio Psicológico do Instituto Superior Miguel Torga.

Actualmente é Técnica Superior de Psicologia no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), dando consultas nas Consultas de Psicoterapia e Psicologia Clínica, Distúrbios Alimentares e Perturbação Obsessivo-Compulsiva.

Possui formação pós-graduada em Terapia Cognitivo-Comportamental (terapias de terceira geração: Mindfulness) e realizou o curso (em formato de retiro residencial) Mindfulness-Based Stress Reduction. É Terapeuta de Brainspotting, com formação na Fase I (2014) usando esta ferramenta no acompanhamento clínico de variados quadros clínicos.

É docente no Instituto Superior Miguel Torga (desde 2010), leccionando unidades curriculares do 1º e do 2º ciclo. No âmbito da sua carreira docente tem, também, supervisionado e orientado dezenas de estágios curriculares e teses de mestrado.

Áreas de interesse: intervenção psicológica com adultos (perturbações de ansiedade, de humor, alimentares, de personalidade, de sono e emocionais da gravidez e pós-parto).

É membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses: cédula profissional nº 8184.

Diapositivo6

Mestre em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra desde Setembro de 2010. Área de especialização em Psicologia Clínica e Saúde

– Sub área de especialização em Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e Saúde. Na sua dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e de Saúde, intitulada “Auto-criticismo, vergonha interna e dissociação: sua contribuição para o comportamento de auto-dano numa amostra de adolescentes” e orientada pelo Professor Doutor José Pinto Gouveia, obteve a classificação de 19 valores.

Realizou o Estágio Curricular em Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e de Saúde na Consulta de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental e na Consulta de Distúrbios Alimentares, do Serviço de Psiquiatria dos Hospitais da Universidade de Coimbra, sob orientação do Professor Doutor José Pinto Gouveia, com a classificação final de 19 valores.

Tem colaborado em vários projectos científicos da FPCE-UC, nomeadamente do Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC), através da realização de tarefas relacionadas com a recolha (junto de amostras da comunidade e clínicas) e tratamento estatístico de dados. Além disso, colaborou no projecto Memória, avaliação funcional e qualidade de vida: Estudos de validade e normas para a população portuguesa (Fundação Calouste Gulbenkian Proc. 74569, SDH-22 Neurociências; 2006-2010) sob coordenação do Professor Doutor Mário Simões.

Colaborou com o Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa (CESOP) no Estudo Epidemiológico de Doenças Reumáticas em Portugal (EpiReumaPt) através de tarefas relacionadas com o do recrutamento de participantes e condução de entrevista estruturada para avaliação de sintomatologia física, psicológica e qualidade de vida.

Áreas de Interesse: perturbações afectivas e da personalidade, as terapias de terceira geração e a saúde mental perinatal.

Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (Cédula Profissional) nº: 12294

Diapositivo4

Licenciada em Psicologia (1º ciclo) pela Universidade da Beira Interior, durante a qual foi bolseira de iniciação à investigação (BII) pela FCT e distinguida com a atribuição de bolsas de mérito dessa instituição.  Realizou o Mestrado Integrado (2º ciclo) em Psicologia Clínica, na subárea de Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e Saúde, no qual desenvolveu a sua tese com o tema “Discovering Trajectories that lead to Borderline Personality Disorder” (2013; 19 valores). Fez o seu estágio curricular no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, no Serviço de Psiquiatria, nas consultas de Psicoterapia Comportamental e Perturbações Alimentares, o qual terminou com elevada classificação. O seu estágio profissional decorreu no Núcleo Distrital de Apoio à Vítima de Castelo Branco, onde prestava um serviço de atendimento psicológico a vítimas de violência e seus familiares (adultos e crianças), no qual continuou a trabalhar enquanto profissional até Abril (2015). Ao longo do seu percurso académico e profissional procurou continuar a investir na área de investigação e envolver-se em projectos, tendo já um capítulo de livro publicado, e alguns posters e comunicações em eventos científicos internacionais.

É membro da European Federation of Psychology Students Associations (EFPSA), e participa frequentemente em Intercâmbios Europeus (programa Erasmus +) enquanto líder de grupos de jovens para a promoção da saúde, cidadania e igualdade social.

Áreas de Interesse: perturbações de humor e da personalidade, psicologia forense, neuropsicologia, terapias cognitivo-comportamental (CBT), dialéctica-comportamental (DBT) e de terceira geração (MBCT; ACT), e saúde mental perinatal.

Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (Cédula Profissional) nº: 19348

Diapositivo5

Mestre em Psicologia Clínica, Sub-área de especialização em Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas da Saúde pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Dissertação de Mestrado intitulada “Relação entre Ansiedade Social e Vergonha numa amostra de estudantes universitários” (classificação de 18 valores).

Estágio curricular desenvolvido no Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). Estágio profissional no âmbito do Estágio Profissional para a Ordem dos Psicólogos Portugueses desenvolvido no Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar Leiria-Pombal, E.P.E. – Hospital de Santo André.

Actualmente, Psicóloga Clínica e Investigadora no Serviço de Psicologia Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Áreas de Interesse: TCC, Terapias de Terceira Geração, Perturbações de Ansiedade, Perturbações Depressivas, Perturbação Obsessivo-Compulsiva, Perturbações do Comportamento Alimentar, Saúde Mental Perinatal.

Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (Cédula Profissional) nº: 16043